2016, está só começando!
Inserido no Projeto Vivendo Valores na Escola- Moedas de Ouro, trabalhamos nesta quinta-feira dia 21 de Janeiro , O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa.
As liberdades de expressão e de culto são asseguradas pela Declaração Universal dos Direitos Humanos e pela Constituição Federal. A religião e a crença de um ser humano não devem constituir barreiras a fraternais e melhores relações humanas. Todos devem ser respeitados e tratados de maneira igual perante a lei, independente da orientação religiosa.
O Brasil é um país de Estado Laico, isso significa que não há uma religião oficial brasileira e que o Estado se mantém neutro e imparcial às diferentes religiões. Desta forma, há uma separação entre Estado e Igreja; o que, teoricamente, assegura uma governabilidade imune à influência de dogmas religiosos. Além de separar governo de religião, a Constituição Federal também garante o tratamento igualitário a todos os seres humanos, quaisquer que sejam suas crenças. Dessa maneira, a liberdade religiosa está protegida e não deve, de forma alguma, ser desrespeitada.
Diante do exposto, nosso trabalho foi direcionado para que ocorra o respeito pelo outro, quer tenha ou não religião. Assim, atingir a formação de cidadãos conscientes de suas responsabilidades em busca do sentido da vida e no encontro com Deus e o alcance da espiritualidade humana. Acreditamos que tal mudança na educação e a geração de uma nova cultura de solidariedade, de paz e de reverência ao diferente somente se darão melhorando-se a qualidade da formação dos nossos alunos. No ato, a Professora Alessandra Soares Ramos, ministrou uma palestra sobre a Intolerância Religiosa, as professoras Laila Leite e Jessyka Lima, trabalharam oficinas de texto, o professor Marcos, trabalhou com formação de frases. Tive o privilégio de acompanhar cada professor com sua turma no desenvolvimento dos trabalhos. Foi bastante proveitosa a tarde, ocorreu grande participação e interesse dos alunos. Início do ano letivo com muita alegria!
“A intolerância religiosa é um conjunto de ideologias e atitudes ofensivas a crenças e práticas religiosas ou a quem não segue uma religião. É um crime de ódio que fere a liberdade e a dignidade humana.
O agressor costuma usar palavras agressivas ao se referir ao grupo religioso atacado e aos elementos, deuses e hábitos da religião. Há casos em que o agressor desmoraliza símbolos religiosos, destruindo imagens, roupas e objetos ritualísticos. Em situações extremas, a intolerância religiosa pode incluir violência física e se tornar uma perseguição.
Crítica não é o mesmo que intolerância. O direito de criticar encaminhamentos e dogmas de uma religião, desde que isso seja feito sem desrespeito ou ódio, é assegurado pelas liberdades de opinião e expressão. Mas, no acesso ao trabalho, à escola, à moradia, a órgãos públicos ou privados, não se admite tratamento diferente em função da crença ou religião. Isso também se aplica a transporte público, estabelecimentos comerciais e lugares públicos, como bancos, hospitais e restaurantes”.
Fonte: www12.senado.gov.br/jornal
Ivani de Brito- Coordenadora Pedagógica
Nenhum comentário:
Postar um comentário