De acordo com Os Parâmetros
Curriculares Nacionais:
“O ser humano que não
conhece arte tem uma experiência de aprendizagem limitada, escapa-lhe a
dimensão do sonho, da força comunicativa dos objetos à sua volta, da sonoridade
instigante da poesia, das criações musicais, das cores e formas, dos gestos e
luzes que buscam o sentido da vida”. (BRASILIA, MEC/SEF, 1997, p.14).
A sensibilidade e atenção dos alunos crescem, e desenvolve sua capacidade de concentração, raciocínio, memória, os benefícios da utilização da música na educação se estendem por todas as áreas de aprendizagem.
Para os gregos, a educação musical aprimorava o caráter e tornava úteis os homens em palavras e ações, e os estudos de música começavam na infância e estendiam-se por toda a vida.
Platão:
A música contribui, assim, para a formação harmoniosa da alma. Segundo Platão, ela não abrange apenas o que se refere ao tom e ao ritmo, mas também, e até em primeiro lugar, a palavra falada, ao logos (razão).
Aristóteles:
Ressalta a importância da música na formação do indivíduo, sobre tudo na sua formação moral, porque, para Aristóteles a música tem o poder de produzir certo efeito moral na alma.
Professor Saulo, Parabéns pelo brilhante trabalho que você está desenvolvendo na escola.
Coordenação Pedagógica- Ivani de Brito