quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Projeto Valores Humanos e Cidadania/ Moedas de Ouro

Tendo como embasamento os quatro pilares da educação: aprender a ser, aprender a conviver, aprender a fazer e aprender a conhecer que caracteriza-se por contemplar questões cognitivas, assim como questões do relacionamento humano.
Todo ser humano tem suas histórias e com base nelas seus pensamentos e sentimentos, que culminam nas atitudes. As boas maneiras constituem a base dos relacionamentos porque está relacionada a valores humanos. Seguir regras básicas de boa convivência significa respeitar os outros e exigir respeito para si mesmo.
O Projeto Valores Humanos e Cidadania/ Moedas de ouro fundamenta o propósito de conscientizar nossos alunos sobre a importância de ser gentil em todos os momentos da vida.
No dia 28 de Novembro de 2014 encerrou a segunda etapa do projeto, os alunos contemplados receberam das mãos da Diretora Idalisa Brasil e da Secretária Elisane Alves, o certificado de melhor aluno e a moeda (simbólica) de ouro. Além dos certificados os alunos receberam um lanche especial exclusivo.
Na oportunidade, foi entregue aos alunos os certificados do PROERD, contamos com a presença do Soldado Wagner, que ministrou o curso. 
Estiveram presentes também os soldados do 30º BPM, que são parceiros do Colégio através do Cel. Edsson.
Obrigada a todos que participaram do evento, aos alunos que esforçaram e por mérito receberam os certificados de “alunos de ouro”.

Ivani de Brito
Coordenadora Pedagógica - Turno Vespertino









terça-feira, 30 de setembro de 2014

Blitz educativa na GO – 010

http://portal.seduc.go.gov.br/SitePages/Noticia.

http://portal.seduc.go.gov.br/SitePages/home.


Ao abordarem os motoristas, estudantes entregaram lixeirinhas com frases educativas


O Colégio Estadual Dom Fernando I, em bairro de mesmo nome, na região Leste da capital, inovou este ano na comemoração da Semana Nacional de Trânsito, de 18 a 25 de setembro. Além das atividades pedagógicas desenvolvidas com todas as turmas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, a escola realizou uma blitz educativa na quarta-feira, 24, de 8h a 10h, na Avenida Anápolis (GO-010), a 600 metros do colégio. Estudantes da 1ª série do Ensino Médio, acompanhados de cerca de 10 professores, saíram em caminhada até a rodovia para uma ação de conscientização dos motoristas para uma maior segurança no trânsito.
​ 
De acordo com a diretora da unidade, Idalisa Brasil, o objetivo da blitz foi sensibilizar a população e, principalmente, os motoristas para uma maior valorização da vida no trânsito. Segundo ela, é preciso que as pessoas incorporem atitudes de respeito e de valor à vida para que todos possam utilizar as vias sem tantos riscos.  Idalisa Brasil lembrou que todo ano a escola comemora a Semana Nacional de Trânsito, instituída há 17 anos pela Lei 9.503/ 1997. “Desta vez, decidimos levar uma mensagem de paz para o trânsito para a comunidade, ampliando o alcance da campanha que desenvolvemos na escola”, afirma.

Aproximadamente 120 alunos percorreram as ruas do Jardim Dom Fernando, com faixas e cartazes, sendo acompanhados pelos professores e também por equipes do 30º BPM, comandados pelo tenente coronel Edson. Embora a ação tenha ganhado todo o aparato de uma blitz, a abordagem foi feita pelos estudantes que entregaram aos motoristas lixeirinhas de TNT para câmbio, com informações importantes sobre o policiamento na área e números de telefones de emergência.
Segundo ainda a diretora da escola, nas sacolinhas foram colocadas duas mãozinhas de papelão: uma, feita pelos estudantes, com frases educativas e propositivas; e outra, feita pelo batalhão de polícia, com dicas de trânsito. Esse material foi desenvolvido junto às turmas de 1ª série pela coordenadora pedagógica da escola Ivani de Brito.  

O Colégio Estadual Dom Fernando I tem 800 alunos, sendo 200 de 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 600 do Ensino Médio.​


domingo, 18 de maio de 2014

Projeto Mais Leitura na Escola


Projeto Mais leitura na Escola
A leitura nunca se fez tão necessária nos bancos escolares, através da leitura o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo, decifrar os sentimentos e emoções que o cercam. Pode então, vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem.
Sem ler, o aluno não sabe pesquisar, resumir, resgatar a ideia principal do texto, analisar, criticar, julgar, posicionar-se.
 Objetivos
Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno;
Promover o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a estabilização de formas ortográficas;
Possibilitar o acesso aos diversos tipos de leitura na escola, buscando efetivar enquanto processo a leitura e a escrita.
Estimular o desejo de novas leituras.


As fotos são da primeira apresentação do Projeto, com a atuação exclusiva da Professora Elisângela do 5º Ano, Ensino Fundamental I, que transformou o cenário do colégio em um verdadeiro espaço de arte, sapiência inenarrável. 

Agradecemos o apoio e da Diretora Idalisa Brasil e Secretária  Elisane Alves.

Ivani de Brito 
Coordenadora Pedagógica- Turno Vespertino.
































Agradecemos o apoio da Diretora Idalisa Brasil e da 
Secretária Geral Elisane Alves, que sempre apoiam todas as nossas iniciativas. 
Ivani de Brito
Coordenadora pedagógica- Turno Vespertino.
































































Projeto Mais leitura na Escola



.http://www.dm.com.br/jornal/#!/view?e=20140515&p=28


segunda-feira, 21 de abril de 2014

AULAS DE MÚSICA


De acordo com Os Parâmetros Curriculares Nacionais:
“O ser humano que não conhece arte tem uma experiência de aprendizagem limitada, escapa-lhe a dimensão do sonho, da força comunicativa dos objetos à sua volta, da sonoridade instigante da poesia, das criações musicais, das cores e formas, dos gestos e luzes que buscam o sentido da vida”. (BRASILIA, MEC/SEF, 1997, p.14).

Através da música o ser humano consegue uma forma de expressar-se sentimentalmente, traz consigo a possibilidade de exteriorizar as alegrias, as tristezas e as emoções mais profundas, emergindo emoções e sentimentos que as palavras são muitas vezes incapazes de evocar.

A sensibilidade e atenção dos alunos crescem, e desenvolve sua capacidade de concentração, raciocínio, memória, os benefícios da utilização da música na educação se estendem por todas as áreas de aprendizagem.

Para os gregos, a educação musical aprimorava o caráter e tornava úteis os homens em palavras e ações, e os estudos de música começavam na infância e estendiam-se por toda a vida.

Platão:
A música contribui, assim, para a formação harmoniosa da alma. Segundo Platão, ela não abrange apenas o que se refere ao tom e ao ritmo, mas também, e até em primeiro lugar, a palavra falada, ao logos (razão).

 Aristóteles:


Ressalta a importância da música na formação do indivíduo, sobre tudo na sua formação moral, porque, para Aristóteles a música tem o poder de produzir  certo efeito moral na alma.



Professor Saulo, Parabéns pelo brilhante trabalho que você está desenvolvendo na escola.







Coordenação Pedagógica- Ivani de Brito